Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco
 
Clique aqui se você é estudante e deseja estagiar


Clique aqui se você é uma Unidade Concedente de Estágio
Clique aqui se você é uma Instituição de Ensino

 
 
Página Inicial Voltar Mapa de imagens. Clique em cada um dos círculos.
Notícias

Alunos de Literatura Brasileira do Cendecom realizam aula passeio
  19/10/2009

Explorar os assuntos dados em classe fora dos limites da sala de aula é um dos recursos utilizados por professores para estimular as discussões e despertar o interesse dos alunos por temas variados.
Seguindo essa premissa e para "matar" o desejo, não só seu, como de seus alunos, o professor de Literatura Brasileira, do curso pré-vestibular gratuito do CIEE Pernambuco, Luiz Fernando Lopes, ministrou uma aula passeio, para 20 estudantes, no Espaço Pasárgada, dedicado ao poeta pernambucano Manuel Bandeira.

"O passeio era um desejo não só meu, mas também de todos os alunos do curso e havia prometido levá-los ao Espaço Pasárgada. Na última aula falávamos sobre o poeta Manuel Bandeira e analisávamos algumas de suas obras quando decidimos ir ao Espaço", explicou o Luiz Fernando.
Para a estudante do Colégio São Francisco de Assis e aluna do Cendecom, Gilmara do Carmo de Souza Alves, de 17 anos, a visita contribuiu para conhecer, de perto a vida de Manuel Bandeira. "Achei muito interessante ir ao espaço Pasárgada, ver de perto o que  o poeta escreveu e conhecer a sua trajetória, coisas que em sala de aula não seria possível presenciar", explica Gilmara.

Já o estudante do colégio Walt Disney, Adones Silva, também de 17 anos, acredita que as aulas-passeio trazem informações extras. "Além do conhecimento do professor, existe a opinião de outro profissional da educação, ampliando o grau de conhecimento", diz.

Ele também aprova a aula-passeio. "Foi uma aula diferente do cotidiano da sala, com cadeiras e quadros. Além do que, a pessoa fica mais a vontade estando mais próximo do ensinamento", resume Adones.

Segundo o professor Luiz Fernando, a aula passeio abordou um tema recorrente no vestibular das universidades federais neste ano. "Minha maior intenção foi tentar provar que a literatura não é uma matéria chata e cansativa como muita gente pensa, quis com isso também despertar o interesse do meu aluno pela leitura", afirma.

A estudante Lidiane Mendes dos Santos, concluinte do ensino médio em 2008 e aluna para área de saúde do pré-vestibular gratuito do Cendecom, acha a aula interessante "porque são diferentes maneiras de se explicar um assunto, além de proporcionar uma melhor aprendizagem, já que induz a ter mais vontade de aprender e a interagir com o professor, melhorando consideravelmente a aula".

Ela também acredita que esse formato de aula contribui para o aprendizado. "Além de ter aula teórica, nós vemos o assunto na prática e obtemos mais informações sobre alguma pessoa que contribuiu para a nossa história ou até mesmo um objeto importante de ser estudado", define.





Nossas Unidades

Atualmente, está instalado no Recife, Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Ipojuca, Olinda, Paulista, Limoeiro, Serra Talhada, Salgueiro e Gravatá.

Clique aqui para saber mais informações sobre nossas unidades e horários de atendimento.

Fale com o CIEE-PE

Estudantes: (81) 3131-6100
Unidades concedentes de estágio: (81) 3131-6000
Instituições de ensino: (81) 3131-6000

Clique para enviar sua dúvida, sugestão ou crítica.


             

 

Centro de Integração Empresa-Escola de Pernambuco - Todos os direitos reservados
CNPJ: 10.998.292/0001-57