Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco
 
Clique aqui se você é estudante e deseja estagiar


Clique aqui se você é uma Unidade Concedente de Estágio
Clique aqui se você é uma Instituição de Ensino

 
 
Página Inicial Voltar Mapa de imagens. Clique em cada um dos círculos.
Notícias

Campanha comemorará os 300 anos do grito de República de Olinda
  19/10/2009

Em 10 de novembro de 1710, na Câmara de Olinda foi dado o que é considerado o primeiro grito de República

Para comemorar o primeiro grito de República nas Américas, dado na Câmara de Olinda, há 300 anos, a Câmara Municipal da cidade promoveu, na quinta-feira (10) a audiência pública "Olinda 300 anos de república".

A comemoração pela data será marcada por uma campanha e será formada por um conjunto de atividades cívicas e culturais. O lançamento oficial da campanha será realizado no dia 10 de novembro deste ano e se estenderá até novembro de 2010.

O Superintendente Institucional do CIEE-PE, Germano Coelho foi convidado a falar sobre Olinda na audiência pública, que também contou com a presença do prefeito da cidade, Renildo Calheiros. O convite foi feito pelo presidente da Casa de Bernardo Vieira de Melo, o vereador Marcelo Soares e pelo presidente da Comissão de direitos Humanos, o vereador Marcelo Santa Cruz.

Marcelo Santa Cruz foi o primeiro a ter a palavra no evento e colocou a importância da participação do superintendente do CIEE-PE no evento. "Germano não é somente ex-prefeito de Olinda faz parte da história política contra a ditadura e pela democracia do Brasil", disse o vereador.

Com exceção de um vereador que teve compromisso externo, a audiência pública foi prestigiada por todos os vereadores da casa, além de representantes de entidades civis e deputados estaduais.
O prefeito Renildo Calheiros surpreendeu com um discurso pontuado por passagens históricas e do grito de República dado na cidade e que influenciou outros governos mundo a fora. "O que está se buscando é uma grande comemoração aos 300 anos de República", explicou Calheiros.

Germano Coelho buscou inspiração em Abrahan Lincoln para falar do grito de República ao citar a famosa frase do ex-presidente americano. "Governo do Povo, pelo povo e para o povo". Citou também o grande historiador Pereira da Costa, empunhando um dos volumes da sua coleção Anais Pernambucanos.

O ex-prefeito de Olinda ainda propôs a criação de um museu da República a ser instalado na cidade. "Olinda é a mãe da democracia e é aqui que o primeiro museu da República deve ser instalado", concluiu.









Nossas Unidades

Atualmente, está instalado no Recife, Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Ipojuca, Olinda, Paulista, Limoeiro, Serra Talhada, Salgueiro e Gravatá.

Clique aqui para saber mais informações sobre nossas unidades e horários de atendimento.

Fale com o CIEE-PE

Estudantes: (81) 3131-6100
Unidades concedentes de estágio: (81) 3131-6000
Instituições de ensino: (81) 3131-6000

Clique para enviar sua dúvida, sugestão ou crítica.


             

 

Centro de Integração Empresa-Escola de Pernambuco - Todos os direitos reservados
CNPJ: 10.998.292/0001-57