Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco
 
Clique aqui se você é estudante e deseja estagiar


Clique aqui se você é uma Unidade Concedente de Estágio
Clique aqui se você é uma Instituição de Ensino

 
 
Página Inicial Voltar Mapa de imagens. Clique em cada um dos círculos.
Notícias

Recorde de aprovação no CIEE-PE
  04/03/2010

Com o resultado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), divulgado na última semana, sobe para 20 o número de estudantes aprovados, em universidades públicas, do curso Preparando para o Vestibular, oferecido gratuitamente pelo Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco (CIEE-PE), através do seu Centro de Desenvolvimento de Competências.

Até antes dos últimos listões divulgados, cinco estudantes haviam sido aprovados, o que já era comemorado pela coordenação de voluntariado e professores, agora o número é o maior já registrado pelo CIEE Pernambuco. "Talvez seja o maior índice de aprovação de todos os cursinhos do Estado, proporcionalmente", comemora a superintendente Operacional do CIEE Pernambuco, Maria Inez Borges Lins.


Elizabeth foi aprovada em biologia na UPE e UFPE

E ela pode ter razão, já que o curso, que tem aulas ministradas por professores voluntários, abre no início do ano, 80 vagas, mas, no decorrer do período, com as dificuldades enfrentadas pelos estudantes, acontece a evasão. Este ano, somente 30 alunos foram até o fim das aulas. Isso representa um índice de aprovação de aproximadamente 67%, tendo apenas um estudante aprovado em estabelecimento privado (e contemplado com uma bolsa de estudos).

O estudante Raudney Santos, aprovado no vestibular da UFPE para Geografia tomou conhecimento do curso Preparando para o Vestibular através de amigos e fez sua inscrição. Agora aprovado, ele dá a dica aos que desejam entrar na universidade, mas não tem como pagar a mensalidade de um curso. "Estudem para fazer a seleção para o pré-vestibular do CIEE, a equipe de professores ótima. Mas, se não conseguirem, não desistam e procurem sempre estudar", diz Santos.

Parte do sucesso da aprovação do vestibular é dividida com os professores voluntários que ministram as cadeiras do curso. Thiago Alves é professor voluntário de história do Preparando Para ao Vestibular e ao buscar experiência em sala de aula, como ele mesmo define, ganhou experiência de vida.
"Sinto-me satisfeito e feliz por saber que eles concorreram de igual para igual com alunos da rede privada, mesmo sabendo das dificuldades que enfrentamos ao longo do ano e por saber que dessa data em diante farei parte da história de cada um, como alguém que contribuiu para a conquista de um objetivo e a realização de um sonho", disse.

Segundo Thiago, além da aula é preciso muita conversa para garantir a autoestima dos estudantes que vão concorrer com alunos da rede privada.

"O ponto primordial é fazê-los perceber que não são coitadinhos, pobrezinhos e que são capazes de superar as dificuldades diárias e conseguir um ótimo resultado. Nossas aulas não focam apenas um fim (que seria o vestibular) e certamente cada aluno, aprovado ou não, sai com uma mentalidade totalmente diferente, em relação ao primeiro dia de aula", garante o professor voluntário Thiago Alves.
Além de comemorar a aprovação dos estudantes, um professor em especial teve mais um motivo para celebrar. Rafael Santos, professor voluntário de química foi aprovado em 4° lugar no vestibular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) em química industrial.


Jackeline foi aprovada em dois vestibulares

Sobre o sucesso das aulas ele afirma que "o dia-a-dia de um preparatório gratuito não apresenta uma característica fixa durante todo o ano de trabalho, pois no começo do curso a sala está cheia e as vezes, muitos daqueles que preenchem a sala não têm nem ideia do que seja a rotina de um vestibulando. Com o passar dos meses e o aumento da complexidade dos assuntos, alguns vão desistindo, outros vão se desmotivando e é nisso que toda equipe do preparatório tem que estar antenada para apoiar os alunos a continuarem batalhando e assim fazer com que eles não percam o rumo da sua caminhada", diz Rafael.

Dupla aprovação - Enquanto alguns alunos comemoravam a aprovação na universidade, começava a dúvida de Elizabeth Fernanda. Isso porque além de ser aprovada em ciências biológicas na Universidade de Pernambuco  foi aprovada também na Universidade Federal e terá que escolher.
Com a aprovação, Elizabeth conta que quase não consegue aguentar de tanta felicidade. "Quando o resultado do vestibular saiu, pude contemplar todos os meus esforços. Uma enorme felicidade que não cabia dentro de mim. Tinha vontade de gritar, pular, sair dizendo para todos que agora eu era uma universitária", afirma.

Apesar da alegria, como no caso de outros estudantes do Preparando para o Vestibular, chegar até a aprovação custou muito sacrifício. "Eu já estava ficando desesperada, pois, meus pais não tinham condições para pagar um cursinho. Foi quando fiquei sabendo que existia o curso do CIEE Pernambuco e resolvi me inscrever principalmente porque era gratuito", afirma.

"Essa vitória eu dedico aos meus queridos amigos e amados professores, pois não tenho nem palavras para agradecer tudo que fizeram, não só por mim,mas por todos nós. Se hoje eu estou aqui,não foi sozinha que consegui chegar. Foi com a vontade de vencer de cada um que conheci juntamente com a minha, que unimos forças e vencemos”, finaliza.

Aprovada para biologia na UFPE e na Universidade de Pernambuco (UPE), a estudante Jackeline Maria da Silva não consegue explicar a sensação de ver seu nome entre os aprovados no vestibular. "Escolhi este preparatório porque me falaram da qualidade dos professores, da estrutura e que era gratuito. É quase inexplicável saber que o esforço valeu a pena e que entrar em uma universidade de qualidade é super gratificante", explica.

Jackeline diz que escolheu biologia pois "fala sobre a vida e como ela se desenvolve e faz parte do nosso cotidiano dando um forte argumento as pessoas para preservar o meio onde vivem e respeitar cada qual como ser vivente".

Redação é o pontapé inicial

Aproximadamente 1,6 mil jovens se inscreveram pelo site do Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco (CIEE-PE) para a seleção, realizada através de uma redação, do curso gratuito Preparando para o Vestibular, realizado no Centro de Desenvolvimento de Competências (Cendecom).


Cerca de 1,6 mil estudantes disputam as 80 vagas do curso gratuito oferecido pelo CIEE

As redações estão sendo aplicadas em horários e dias distintos, que foram escolhidos pelos próprios estudantes no ato da inscrição. De acordo com a coordenadora de voluntariado do CIEE Pernambuco, Eliane Gomes, cerca de 200 estudantes, por turma, estão fazendo as redações. "Cada turma tem um tema diferente para desenvolver e cerca de duas horas para terminar a redação", explica.

Com 80 vagas disponíveis, o curso, que faz parte do Programa de Qualificação Gratuita (PQG) do CIEE Pernambuco vem conseguindo excelentes resultados com um bom índice de aprovação dos jovens em universidades públicas de Pernambuco e de Estados vizinhos.
Este ano, 20 estudantes foram aprovados nos vestibulares da UPE, IFPE, Faculdade Santa Emília (Fase), que em uma parceira com o CIEE contemplou o estudante com uma bolsa integral para o curso de graduação e no vestibular da UFPE.

Segundo Eliane Gomes, mesmo com nível recorde de aprovação, muitos estudantes não completam o curso devido a dificuldades financeiras, até mesmo para se locomoverem para as aulas. Todas as disciplinas do Preparando para o Vestibular são ministradas por professores voluntários.

Além do resultado positivo com os estudantes, o Programa de Qualificação tem conseguido bons resultados também para os professores. Em 2009, dois professores ingressaram no mestrado e um foi aprovado para Química Industrial, na IFPE.

 Expectativa marca seleção para pré-vestibular

Como em todo curso e concurso a presença dos familiares é marcada por muita expectativa. No primeiro dia de seleção para o curso Preparando para o Vestibular não foi diferente. Alguns pais esperaram os filhos que faziam a redação no auditório do Centro de Desenvolvimento de Competências (Cendecom) em uma dos laboratórios de informática.

Alguns pais ficaram assistindo televisão e outros sentados à espera, na recepção do Cendecom. Como as redações ainda serão aplicadas até o dia 11 deste mês, muitos ainda devem aparecer por lá.



Nossas Unidades

Atualmente, está instalado no Recife, Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Ipojuca, Olinda, Paulista, Limoeiro, Serra Talhada, Salgueiro e Gravatá.

Clique aqui para saber mais informações sobre nossas unidades e horários de atendimento.

Fale com o CIEE-PE

Estudantes: (81) 3131-6100
Unidades concedentes de estágio: (81) 3131-6000
Instituições de ensino: (81) 3131-6000

Clique para enviar sua dúvida, sugestão ou crítica.


             

 

Centro de Integração Empresa-Escola de Pernambuco - Todos os direitos reservados
CNPJ: 10.998.292/0001-57