Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco
 
Clique aqui se você é estudante e deseja estagiar


Clique aqui se você é uma Unidade Concedente de Estágio
Clique aqui se você é uma Instituição de Ensino

 
 
Página Inicial Voltar Mapa de imagens. Clique em cada um dos círculos.
Notícias

Aprendizes visitam Centro Cultural dos Correios
  07/04/2010



Uma das grandes funções da educação diferenciada aplicada pelos educadores do CIEE Pernambuco (sendo, inclusive elogiada em monitoramento da Fundação Roberto Marinho) é dar aos estudantes a oportunidade de adquirir conhecimentos fora da sala de aula, explorando o ambiente que os cercam.
Acompanhados pela educadora Manuela Dias, os jovens mixaram lazer e aprendizagem em visita ao Centro Cultural dos Correios, que fica no Recife Antigo. A aula externa teve como objetivo complementar a carga horária da temática diversidade cultural.

Os Aprendizes visitaram as exposições: Rico Lins: Uma gráfica de fronteira; Quilombolas: Tradições e Cultura da resistência (Fotografias de André Cypriano) e Viagem ao Universo do Cordel - Cante sua Aldeia e você será universal. "Os aprendizes ficaram encantados", comenta Manuela Dias.

De acordo com ela a primeira exposição se trata de uma instalação que reflete sobre uma área de atrito e contato entre o design gráfico e as artes plásticas. "É uma grata oportunidade de conhecermos um pouco mais da linguagem do design gráfico e o trabalho do designer gráfico", explica a educadora.
A segunda é um registro das tradições dos filhos dos quilombos no Brasil. "Trata-se de um documentário de 11 comunidades negras remanescentes dos quilombos, difundindo amplamente questões sociais e culturais que as envolvem. È composta por 40 fotografias em preto-e-branco, mapas textos e legendas", explica Manuela.

De acordo com a educadora do CIEE, a terceira exposição "nos convida a passear pelo encantador mundo da literatura de cordel, que em um belíssimo cenário, conversa com mais duas artes, as artes plásticas e a moda, por Luci Galvão e Lourdinha Noyama, com participação de J. Borges e Badida, com ambientação de Eider Santos".

Essa ação de não só trazer informações, mas também levar os jovens aonde as coisas acontecem, para Manuela Dias, promove interação e conhecimento para os aprendizes, alargando seus conceitos sobre a arte. "Foi um momento onde os aprendizes puderam vivenciar na pratica um pouco desse "universo" que é a cultura, e as inúmeras possibilidades de manifestações culturais, ressaltando o valor do respeito às diferenças", define Manuela Dias.



Nossas Unidades

Atualmente, está instalado no Recife, Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Ipojuca, Olinda, Paulista, Limoeiro, Serra Talhada, Salgueiro e Gravatá.

Clique aqui para saber mais informações sobre nossas unidades e horários de atendimento.

Fale com o CIEE-PE

Estudantes: (81) 3131-6100
Unidades concedentes de estágio: (81) 3131-6000
Instituições de ensino: (81) 3131-6000

Clique para enviar sua dúvida, sugestão ou crítica.


             

 

Centro de Integração Empresa-Escola de Pernambuco - Todos os direitos reservados
CNPJ: 10.998.292/0001-57