Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco
 
Clique aqui se você é estudante e deseja estagiar


Clique aqui se você é uma Unidade Concedente de Estágio
Clique aqui se você é uma Instituição de Ensino

 
 
Página Inicial Voltar Mapa de imagens. Clique em cada um dos círculos.
Notícias

Aprovação recorde no CIEE
  22/03/2011



Quase dois mil jovens se espremem para fazer a prova seletiva do curso Preparando para o Vestibular do CIEE Pernambuco. Uma centena deles é aprovada para cursar o ano inteiro, gratuitamente. Algumas dezenas deles terminam as aulas, seja por falta de dinheiro para locomoção ou por ter que trabalhar para ajudar no sustento da família.

Apesar da evasão involuntária dos alunos durante o ano, os resultados finais de aprovação do curso são incríveis e vêm aumentando a cada ano. Em 2009 foram aprovados 20 alunos em instituições de ensino.

Este ano, foram 37 aprovações (confira a lista completa na página ao lado) e a expe­ctativa é de que o número total ainda cresça, já que falta a divulgação dos listões da Unicap e de outras instituições.
Em encontro com os aprovados, no Cendecom, a Superintendente Operacional do CIEE Pernambuco, Maria Inez Borges Lins, expressou sua alegria pela aprovação dos estudantes. “Ninguém pode imaginar a satisfação que dá, quando a gente fica sabendo de uma notícia dessas. Tanto para nós, do CIEE Pernambuco como também é uma alegria para nossos professores voluntários”, afirmou Inez.
Inez destacou também a participação da equipe de professores voluntários como uma dos alicerces para o êxito do curso gratuito Preparando para o Vestibular. “Se não fosse a equipe de voluntários, nós não poderíamos fazer de forma alguma. Por mais que o CIEE quisesse, por mais que a juventude precisasse, jamais, poderíamos fazer um trabalho desses, gratuito, sem a ajuda dos professores voluntários”.

O curso Preparando para o Vestibular do CIEE Pernambuco é uma exceção, onde o trabalho voluntário é realizado sem ‘baixas’ durante o ano inteiro. Hoje, o Centro de Desenvolvimento de Competências (Cendecom), onde o Programa de Qualifica­ção Gratuita é realizado, conta com uma equipe de 58 professores, que ministram as aulas do pré-vestibular e das matérias isoladas para concurso, que são oferecidas durante todo o ano.

O CIEE, como Agente de Integração, percebeu, no momento do encaminhamento do jovem para o mercado de trabalho, que a qualificação do estudante estava atrapalhando sua inserção no mercado de trabalho. A partir desse momento a instituição sentiu a necessidade de, antes do encaminhamento, orientar os jovens a conseguirem entrar no mercado. “quando encaminhávamos os alunos, estes chegavam nas empresas e não sabiam nem se apresentar para entrevista”, disse Inez.

Asssim surgiu o primeiro curso do Programa de Qualificação Gratuita (PQG) do CIEE Pernambuco, chamado “A hora “H” da entrevista”, que era ministrado pela Assessora de Recursos Humanos, Rosana Freire. Hoje, o PQG já qualificou mais de 65 mil jovens e possui 16 cursos gratuitos, além dos novos cursos para concursos, que lotam o auditório a cada edição.

Para o professor voluntário de Português, Sílvio Lúcio a emoção de ver o nome de seus alunos aprovados do curso pré-vestibular pode ser comparada a quando ele viu o próprio nome no listão. ”Apesar de não ter contato com todos os alunos, eu me coloquei no lugar de cada um, porque eu já estive no lugar de vocês e sei o filme que passa quando você vê o nome no listão”, disse.

Em uma feliz coincidência, o estudante do Cendecom, Augusto César, aprovado para enfermagem na Universidade de Pernambuco (UPE), em segundo lugar, e na Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE), em sexto, foi clicado pelo fotógrafo do Jornal do Commercio enquanto comemorava sua aprovação no vestibular.

Augusto agradeceu aos professores voluntários pela oportunidade de ter estudado no Cendecom. “A contribuição dos professores e do CIEE-PE, ao contrário do que se pensa é muito importante. Cada segundo que se passa aqui dentro (no Cendecom) é capaz de modifica a vida da gente”, disse. “É indescritível o que estou sentindo agora”, completou.

Alguns alunos que tiveram que deixar as aulas por dificuldades financeiras foram beneficiados pela iniciativa do grupo de professores de enviar o material de aula por e-mail. Assim mesmo quem deixou de assistir as aulas pôde se dedicar em casa, no tempo livre.

A força de vontade dos alunos para entrar em uma universidade pôde ser medida pelo depoimento da ex-aluna, Aurinete Barbosa, aprovada no meio de 2010 para o curso de Letras na UFPE. “O ano passado foi muito difícil, dividimos passagens, eu, Priscila e Jéssica (estudantes do Preparando para o Vestibular). A gente fez um rodízio para poder vir as aulas. Teve dias que eu tive que caminhar 10 km para vir ao CIEE e 10km para voltar, mas eu não desisti”, disse emocionada, Aurinete, que foi foi aprovada no vestibular do final do ano para Pedagogia, também na UFPE.

Dificuldades relatadas também pelo estudante Leandro Augusto da Hora, aprovado em Letras na UPE, para quem o ano foi difícil. “O ano foi muito difícil pra mim e sinceramente eu não esperava passar na UPE, porque não fiz uma prova boa”, disse Leandro, que não sabia até aquele momento, que também foi aprovado na UFPE, para o curso de Letras.

O trabalho realizado pelo CIEE-PE, através do Cendecom tem uma particularidade: alguns professores foram ex-alunos da instituição, como é o caso da professora voluntária de Redação, Síndea Botelho. “Fiquei muito feliz quando vi o e-mail. A vitória de vocês (alunos) é a minha vitória “, disse.
A batalha para entrar nas Universidades continua e as inscrições para o Preparando para o Vestibular já foram abertas no site do CIEE Pernambuco.
 



Nossas Unidades

Atualmente, está instalado no Recife, Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Ipojuca, Olinda, Paulista, Limoeiro, Serra Talhada, Salgueiro e Gravatá.

Clique aqui para saber mais informações sobre nossas unidades e horários de atendimento.

Fale com o CIEE-PE

Estudantes: (81) 3131-6100
Unidades concedentes de estágio: (81) 3131-6000
Instituições de ensino: (81) 3131-6000

Clique para enviar sua dúvida, sugestão ou crítica.


             

 

Centro de Integração Empresa-Escola de Pernambuco - Todos os direitos reservados
CNPJ: 10.998.292/0001-57