Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco
 
Clique aqui se você é estudante e deseja estagiar


Clique aqui se você é uma Unidade Concedente de Estágio
Clique aqui se você é uma Instituição de Ensino

 
 
Página Inicial Voltar Mapa de imagens. Clique em cada um dos círculos.
Notícias

CIEE Pernambuco inicia turmas de informática
  15/04/2011





O CIEE Pernambuco, através do Centro de Desenvolvimento de Competências (Cendecom) deu início a mais uma turma do curso de Informática Básica e Excel Avançado, que é ministrado pelos professores voluntários Luciano Gamba e Sérgio Ferraz, respectivamente. Os cursos estão sendo dados aos sábados pela manhã e tarde, com 35 alunos no curso de informática básica e 14 no de Excel avançado.

Para o professor Luciano Gamba, os conhecimentos em informática ajudam na inserção dos jovens no mercado, mas ainda não são totalmente acessíveis. “O espaço aberto pelo CIEE para aulas de informática a pessoas dos mais di­versos níveis sociais faz com que cresça uma chance ímpar de fornecer a estes alunos a confiança necessária na utilização de um computador de forma profissional. Existem muitas opções de cursos pagos de informática, porém o Cendecom consegue, junto com os professores voluntários e a ótima capacidade dos seus equipamentos, fornecer uma capacitação focada no mercado de trabalho e com uma didática diferenciada de forma gratuita”, explica Gamba.

Além da confiança, Luciano Gamba acredita que as aulas abrirão uma nova frente para os jovens entrarem no mercado de trabalho. “Acredito que a capacidade dos professores de informática, que voluntariamente atuam na instituição, garante aulas em um contexto muito mais produtivo, com uma real capacitação dos alunos”, diz.

Os cursos do Programa de qualificação Gratuita do CIEE são voltados essencialmente para estudantes de escolas públicas, que assim recebem qualificação para disputar oportunidades, com chances mais reais, com os jovens da rede privada de ensino.

Um dos cursos, o de Excel Avançado, também vem movimentando os sábados no Cendecom. De acordo com o professor voluntário Sérgio Ferraz, são 14 jovens por turma. “Os cursos oferecidos pelo Cendecom são cursos de qualidade, ministrados por professores competentes, dotados de experiência na área que atuam, compartilhando com os alunos situações que ocorrem no dia a dia das empresas, preparando-os desta forma para que não só consigam um estágio mas também um emprego formal”, analisa Ferraz.

Sérgio acredita que a iniciativa do CIEE Pernambuco, que através do Cendecom leva gratuitamente conhecimento aos jovens que necessitam, também ajuda ao ingresso no mercado. “A instituição mostra um exemplo de cidadania para com a sociedade, oferecendo desta forma oportunidades para os jovens, incluindo aqueles que não dispõem de poder aquisitivo para comprar um computador, de poderem aprender e ingressarem no mercado de trabalho de forma competente e com responsabilidade”, resume.

 

++++++++++++++++++++++++++++++

Entrevista / Sérgio Ferraz

FIQUE POR DENTRO – Como o senhor avalia a importância da informática para a inserção desses jovens no mercado de trabalho?

Sérgio Ferraz - A informática está presente em qualquer que seja o segmento das empresas, comércio, indústria ou prestadora de serviço. É por isso que existe a preocupação das instituições de ensino em fazer com que os jovens estejam preparados para esta nova exigência do mercado, já que a maioria das organizações trabalha com algum programa de computador, auxiliando na sua gestão e também no controle dos processos.

FPD – Os equipamentos de informática ainda não são acessíveis a uma parte da população. Como o senhor vê os cursos gratuitos oferecidos pelo Cendecom?

SF - Uma excelente iniciativa do Cendecom, pois o mesmo mostra um exemplo de cidadania para com a sociedade, oferecendo desta forma oportunidades para os jovens, incluindo aqueles que não dispõem de poder aquisitivo para comprar um computador, de poderem aprender e ingressarem no mercado de trabalho de forma competente e com responsabilidade.

FPD – O senhor acredita que através dos cursos gratuitos (de informatica) do Cendecom os jovens já podem abrir uma nova frente para entrar no mercado de trabalho ou conseguir um estágio?

SF - Com certeza, os cursos oferecidos pelo CENDECON são cursos de qualidade, ministrados por professores competentes, dotados de experiência na área que atuam, compartilhando com os alunos situações que ocorre no dia a dia nas empresas, preparando-os desta forma para que não só consigam um estágio mais também um emprego formal.  

FPD – Quanto alunos são em cada curso?

SF - Em média, são 14 alunos por turma.

FPD – O senhor ministra outra cadeira no Cendecom?

SF - Ministro atualmente só o curso de Excel Avançado.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Entrevista / Luciano Gamba

FIQUE POR DENTRO – Como o senhor avalia a importância da informática para a inserção desses jovens no mercado de trabalho?

luciano gamba - Apesar da ampla divulgação da informática nos meios educacionais, ainda existe jovens leigos neste assunto. O CENDECOM cumpre seu objetivo quando capacita estes jovens nesta área e os deixa mais confiantes para participar de estágios oferecidos pelo CIEE, facilitando a sua inserção no mercado de trabalho.  Estando este jovens seguros de utilizar a informática de forma correta e direcionada para o trabalho, sua inserção e fixação no mercado de trabalho se dará de forma muito mais eficaz.

FPD – Os equipamentos de informática ainda não são acessíveis a uma parte da população. Como o senhor vê os cursos gratuitos oferecidos pelo Cendecom?

lg - O espaço aberto pelo CENDECOM para aulas de informática a pessoas dos mais diversos níveis sociais, de idade e gênero faz com que ocorra uma chance impar de fornecer a estes alunos a confiança necessária na utilização de um computador de forma profissional. Existem muitas opções de cursos pagos de informática, porém o CENDECOM consegue, junto com os professores voluntários e a ótima capacidade do seus equipamentos, fornecer uma capacitação focada no mercado de trabalho e com uma didática diferenciada de forma gratuita.

FPD – O senhor acredita que através dos cursos gratuitos (de informatica) do Cendecom os jovens já podem abrir uma nova frente para entrar no mercado de trabalho ou conseguir um estágio?

lg - Acredito que a capacidade dos professores de informática que voluntariamente atuam no CENDECOM garante aulas em um contexto muito mais produtivo, com uma real capacitação dos alunos. Neste atividade educacional, o principal comprometimento do professor é com ele mesmo, pois ele está sendo voluntário para a atividade. Nesta situação, tenho certeza que o professor vai dar o melhor de si, pois sua didática fará toda a diferença. O CENDECOM abre o espaço para a aprendizagem ocorrer, mas é o professor voluntário que vai sentir as ansiedades da sua turma de alunos e conduzir o aprendizado para melhor prepará-los para o mercado de trabalho.

FPD – Quanto alunos são em cada curso?

lg - Abrimos inscrição no site do CIEE para 35 alunos, que passam por uma pré-seleção virtual. Desta forma, garantimos que os alunos que iniciam o curso de informática básica são realmente leigos no assunto e possam obter o melhor ganho de aprendizagem. Para aqueles candidatos inscritos que já possuem conhecimento de informática, direcionamos sua inscrição para cursos avançados na área de informática, onde o professor se aprofundará ainda mais no assunto, permitindo capacitar ainda mais os alunos. As turmas podem iniciar com até 24 alunos, em função da capacidade do laboratório de informática do CENDECOM.

FPD – O senhor ministra outra cadeira no Cendecom?

lg - Além da turma regular de informática básica, atuo junto aos educadores do Projeto Aprendiz Legal, em que são feitas aulas de informática em BrOffice para melhorar os conhecimentos dos estagiários do projeto.



Nossas Unidades

Atualmente, está instalado no Recife, Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Ipojuca, Olinda, Paulista, Limoeiro, Serra Talhada, Salgueiro e Gravatá.

Clique aqui para saber mais informações sobre nossas unidades e horários de atendimento.

Fale com o CIEE-PE

Estudantes: (81) 3131-6100
Unidades concedentes de estágio: (81) 3131-6000
Instituições de ensino: (81) 3131-6000

Clique para enviar sua dúvida, sugestão ou crítica.


             

 

Centro de Integração Empresa-Escola de Pernambuco - Todos os direitos reservados
CNPJ: 10.998.292/0001-57