Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco
 
Clique aqui se você é estudante e deseja estagiar


Clique aqui se você é uma Unidade Concedente de Estágio
Clique aqui se você é uma Instituição de Ensino

 
 
Página Inicial Voltar Mapa de imagens. Clique em cada um dos círculos.
Notícias

ARTIGO Vantagens dos cursos técnicos
  11/08/2011

Luiz Gonzaga Bertelli*

Os cursos técnicos e profissionalizantes são ótimas credenciais para abrir portas no mercado de trabalho. Os jovens são formados em cursos, cujo conteúdo é voltado para as principais demandas das empresas, o que facilita a inserção no mercado. Uma pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) comprova essa realidade: candidatos com cursos técnicos possuem 48% mais chance de conseguir um emprego no Brasil. Com carteira assinada, esse índice é de 38%.

O ensino técnico é uma excelente oportunidade para o Brasil tentar resolver seus problemas de mão de obra qualificada. Estudos já demonstraram que o país pode sofrer com um apagão de profissionais especializados em alguns setores, como a engenharia e a tecnologia da informação.

Essa grande demanda acontece, principalmente, pelas perspectivas positivas de crescimento econômico para este ano, em torno de 7%, e para os anos subseqüentes, em torno de 5%, segundo economistas. Uma pesquisa da Fundação Dom Cabral, com 150 grandes empresas, mostrou que 67% delas já encontram dificuldades na contratação de mão de obra qualificada. É por isso que o poder público deve investir nas escolas técnicas.

Mas o Brasil ainda engatinha nessa questão. Apenas 10% dos alunos do ensino médio fazem cursos profissionalizantes, quando o ideal, segundo especialistas, seria um percentual de 30%. Na Alemanha, por exemplo, país que lidera os índices de tecnologia na Europa, 70% dos alunos do ensino médio fazem cursos técnicos. Na América do Sul, a Argentina e o Chile também estão à nossa frente nesse quesito.

Somado a essa formação, o estágio ganha nova dimensão, reforçando sua eficiência como modalidade de capação de futuros profissionais. Nessa fase, os estudantes vão ter contato com a prática profissional e ser treinado para determinadas funções, o que não só recheia seu currículo e sua formação, como facilita sua inserção no mercado de trabalho.

*Presidente executivo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e diretor da Fiesp



Nossas Unidades

Atualmente, está instalado no Recife, Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Ipojuca, Olinda, Paulista, Limoeiro, Serra Talhada, Salgueiro e Gravatá.

Clique aqui para saber mais informações sobre nossas unidades e horários de atendimento.

Fale com o CIEE-PE

Estudantes: (81) 3131-6100
Unidades concedentes de estágio: (81) 3131-6000
Instituições de ensino: (81) 3131-6000

Clique para enviar sua dúvida, sugestão ou crítica.


             

 

Centro de Integração Empresa-Escola de Pernambuco - Todos os direitos reservados
CNPJ: 10.998.292/0001-57