Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco
 
Clique aqui se você é estudante e deseja estagiar


Clique aqui se você é uma Unidade Concedente de Estágio
Clique aqui se você é uma Instituição de Ensino

 
 
Página Inicial Voltar Mapa de imagens. Clique em cada um dos círculos.
Notícias

CIEE comemora Dia Internacional do Jovem Trabalhador
  27/06/2012



O Dia Internacional do Jovem Trabalhador, comemorado no dia 24 de abril foi celebrado pelo Centro de In­­­tegração Empresa Escola de Pernambuco (CIEE-PE) com uma semana de atividades pe­­los seus mais de 500 Aprendizes.

A semana inteira foi dedicada à celebração do Dia, que marca a inserção do jovem menor de 16 anos ao mercado de trabalho, através da Aprendizagem. Em Per­nambuco, o CIEE-PE é par­ceiro da Fundação Ro­berto Marinho, na execução do programa Aprendiz Legal.

A data também foi comemorada nas unidades do CIEE Pernambuco espalhadas pelo interior do Estado.

A Constituição Brasi­lei­­­­ra proíbe a realização de qualquer trabalho por menores de 16 anos, exceto na condição de Apren­dizes, a partir dos 14 anos. A Lei do Apren­diz trata de um con­trato especial de trabalho, com tempo determinado de no máximo dois anos, di­recionado à jovens com ida­­­des entre 14 e 24 anos. A empresa que contrata fica responsável por matricular o jovem em uma instituição qualificada de ensino, onde ele receberá aulas de algum curso de aprendizagem.

Em 2012, o CIEE-PE tem mais de 500 jovens exercendo a atividade de aprendizes, através do Programa Aprendiz Legal. Apesar de ser um número melhor do que o último ano, o estado de Pernambuco ainda está longe de atingir a capacidade total de inserção que é de 44 mil aprendizes.

“Atualmente Pernambuco tem entre 10 e 12% do potencial total sugerido pelo Ministério do Tra­balho e Emprego”, afir­ma a Gerente de Treinamento e Acom­pa­nha­men­to do CIEE Pernam­buco, Ana Patrícia Go­mes, uma das responsáveis pelo Programa Apren­diz Legal.

Outros 500 – Uma ação em comemoração a marca de 500 aprendizes atingida pelo CIEE Pernambuco foi desenvolvida pelas Assesso­rias de Comunicação e de Recursos Humanos, da instituição, que espalharam cartazes com o mote “Agora são outros 500” para comemorar com os colaboradores o número, até então inédito, alcançado na quantidade de aprendizes.

Entrevista - A comemoração do Dia Internacional do Jovem Tra­balhador, pelo CIEE Per­nambuco foi tema de matéria para a TV clube, que no Estado retransmite o sinal da Record. A assistente Social do CIEE Pernambuco, Bruna Ribeiro falou sobre o programa e quem está no perfil para participar.

Além disso, Bruna explicou a obrigatoriedade da contratação por parte das empresas e a situação do Estado em relação ao ran­king de desperdício de va­gas. A entrevista foi rea­lizada no Centro de De­senvolvimento de Com­pe­tên­­cias (Cendecom).



Nossas Unidades

Atualmente, está instalado no Recife, Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Ipojuca, Olinda, Paulista, Limoeiro, Serra Talhada, Salgueiro e Gravatá.

Clique aqui para saber mais informações sobre nossas unidades e horários de atendimento.

Fale com o CIEE-PE

Estudantes: (81) 3131-6100
Unidades concedentes de estágio: (81) 3131-6000
Instituições de ensino: (81) 3131-6000

Clique para enviar sua dúvida, sugestão ou crítica.


             

 

Centro de Integração Empresa-Escola de Pernambuco - Todos os direitos reservados
CNPJ: 10.998.292/0001-57