Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco
 
Clique aqui se você é estudante e deseja estagiar


Clique aqui se você é uma Unidade Concedente de Estágio
Clique aqui se você é uma Instituição de Ensino

 
 
Página Inicial Voltar Mapa de imagens. Clique em cada um dos círculos.
Notícias

CIEE promove megaevento gratuito para estudantes
  26/09/2011



Estudos mostram que pessoas com conhecimento de informática têm 25% a mais de chance de conquistar um emprego, segundo estudo sobre a relação entre os sistemas de ensino e a tecnologia realizado pela Organização para a Coo­peração e Desen­volvimento Eco­nômico (OCDE). A pesquisa vai além: quando se analisa a proporção do número de computadores por sala de aula, o Brasil ocupa a última posição de um ranking com 38 nações do mundo. A situação retratada é preocupante, portanto, pelo impacto na empregabilidade dos jovens, em especial os de baixa renda. Isso porque, segundo a OCDE, o acesso à tecnologia reflete as desigualdades socioeconômicas do Bra­sil. Na ca­mada mais ri­ca dos estudantes, o percentual de acesso a computador e internet está na casa dos 86%, taxa  equivalente à dos países desenvolvidos. Já entre os jovens com menos recursos, apenas 15% tem a ferramenta. O resultado desse déficit não poderia ser mais nefasto, pois alimenta um ciclo vicioso de exclusão de jovens no mercado de trabalho e falta de capacitação profissional.

Para Sophie Vayssettes, pesquisadora da OCDE que coordenou o estudo, os governos deveriam compensar as disparidades sociais, equipando melhor as escolas com computadores. E aqui chegamos a um ponto de intersecção entre temas recentes de nossa conversa dominical. Vale recapitular: há duas semanas, mostramos que não são os estudantes que fazem a escola, mas o inverso; já no domingo passado, observamos que a tecnologia da informação cria valores, afiando ainda mais a noção de justiça, autenticidade e compartilhamento. É impossível, portanto, fugir da pergunta: será falta vontade política para que se facilite aos jovens o acesso a um canal de livre circulação de informações?

E mais: con­vém não per­­der de vista que o for­necimento do equipamento é apenas metade do pro­­­cesso educativo. Os pro­fessores tam­bém precisam estar motivados e pre­parados para ensinar os alunos co­mo se transforma o mouse, teclado e monitor em uma janela para o mundo. Ainda de acordo com a OCDE, o sistema ensino brasileiro soma uma década de atraso na comparação com os países desenvolvidos quando o assunto é acesso a computadores e internet.

Ainda será necessário muito investimento em infraestrutura e em pessoal, para vencer o imobilismo e a inércia. Mas será preciso muito mais para sobrepujar a resistência de quem quer que tudo permaneça como está, da má gestão de recursos aplicados no sistema de ensino e até de eleitores que pouco refletem ao decidir seus votos em eleições de todos as esferas de governo.



Nossas Unidades

Atualmente, está instalado no Recife, Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Ipojuca, Olinda, Paulista, Limoeiro, Serra Talhada, Salgueiro e Gravatá.

Clique aqui para saber mais informações sobre nossas unidades e horários de atendimento.

Fale com o CIEE-PE

Estudantes: (81) 3131-6100
Unidades concedentes de estágio: (81) 3131-6000
Instituições de ensino: (81) 3131-6000

Clique para enviar sua dúvida, sugestão ou crítica.


             

 

Centro de Integração Empresa-Escola de Pernambuco - Todos os direitos reservados
CNPJ: 10.998.292/0001-57