Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco
 
Clique aqui se você é estudante e deseja estagiar


Clique aqui se você é uma Unidade Concedente de Estágio
Clique aqui se você é uma Instituição de Ensino

 
 
Página Inicial Voltar Mapa de imagens. Clique em cada um dos círculos.
Notícias

Parceria para tirar crianças e jovens do trabalho irregular
  05/08/2013



Em um esforço comum, para tirar do mercado de trabalho irregular crian­­­­­ças e adolescentes, o Centro de Integração Em­presa Escola de Per­nam­buco (CIEE-PE), SRT, Or­ga­nização de Auxílio fraterno (OAF), Escola Dom Bosco de Artes e Ofícios e ESPRO iniciaram um trabalho de fiscalização e sensibilização de jovens e familiares para inclusão no mercado de trabalho através da Apren­di­zagem.


Este trabalho é a soma de forças das auditoras fiscais Paula Ne­ves e Maria Inês Sabino, que através da fiscalização, identificaram os adolescentes e forneceram ao grupo de trabalho a relação dos jovens em situação irregular.

De acordo com a Assistente Social do CIEE Pernambuco, Telma Muniz o grupo de entidades ficou com a incumbência de manter contatos telefônicos e convidar os adolescentes e familiares para um encontro de sensibilização.

O encontro aconteceu no dia sete de maio, na Escola Dom Bosco de Artes e Ofícios. Para o Psi­cólogo do Programa Apren­diz Legal, Eudes Fonseca, que representou o CIEE, “o momento teve bom nível de participação dos jovens e seus familiares”.

O encontro contou com tempos distintos, onde os participantes ouviram sobre o trabalho de fiscalização feito pela SRT, explanado pelas auditoras fiscais, Paula Neves e Maria Inês Sabino e sobre o que é o Programa de Aprendizagem e o papel das entidades qualificadoras, ministrado pelo Psicólogo do CIEE-PE, Eudes Fonseca. 

“A intenção é reforçar que apenas pela Aprendizagem os adolescentes poderão realizar uma atividade laboral legalizada, que irá acontecer de acordo com seu desenvolvimento físico e intelectual, onde seus direitos sociais serão resguardados”, explicou a Assistente Social do CIEE-PE, Telma Muniz.
 
Dos jovens que participaram da sensibilização, seis foram encaminhados para processos seletivos do Programa Aprendiz Legal, em duas empresas parceiras do CIEE e o jovem Aullys Leite Rodrigues foi contratado como aprendiz na empresa Geraldo Coan.

Oficinas de capacitação sobre Marketing Pessoal, direcionada aos jovens foram programadas como forma de prepará-los melhor para participar dos processos de seleção.

Além dos jovens e seus familiares foi realizada uma reunião com empresas privadas e órgãos públicos, para tratar sobre a situação dos adolescentes e para pedir que as empresas colaborem com a causa e deem prioridade a esses adolescentes, abrindo vagas de aprendizagem e referendando a atuação das  instituições formadoras que compõem o Grupo de Trabalho. 

A Conselheira Tute­lar, Conceição Pimentel também participou das reuniões com jovens e seus familiares.

Comissão executiva - O CIEE-PE foi eleito, com mandato de um ano, para compor a Comissão Exe­cutiva do Fórum Estadual de Erradicação do Tra­balho Infantil em Per­nambuco (Fepetipe). O Fó­rum é um espaço de articulação social de entidades governamentais e não governamentais, que tem como escopo, produzir reflexões, mo­bi­lizar a sociedade e ar­ticular ações para a de­fesa, proposição e controle das políticas públicas, programas e pro­jetos sociais em torno da temática da erradicação do trabalho infantil e da proteção do adolescente no trabalho.

Integram o Fórum Visão Mundial, CIEE-PE, Supe­rin­­ten­­dência Regio­nal do Trabalho e Em­pre­go (SRT-PE) e a Se­cre­taria de De­senvol­vi­mento Social e de Di­rei­tos Humanos do Go­ver­no do estado (SDSDH).
 
Evento da Visão Mundial contra trabalho infantil

O CIEE-PE participou, no fi­nal do mês de abril, do Encontro sobre Opor­tunidades Eco­nô­micas para vencer o Trabalho Infan­til, promovido pela Visão Mundial. 
 
O CIEE-PE foi representado no evento pela Assisten­te So­cial, Telma Mu­niz.

O evento discutiu a situação do Trabalho Infantil em Pernambu­co e Alagoas e apre­sen­tou parcerias que fomentam o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e das famílias no intuito de proteger as crianças e adolescentes do trabalho precarizado e não legalizado.



Nossas Unidades

Atualmente, está instalado no Recife, Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Ipojuca, Olinda, Paulista, Limoeiro e Serra Talhada.

Clique aqui para saber mais informações sobre nossas unidades e horários de atendimento.

Fale com o CIEE-PE

Estudantes: (81) 3131-6100
Unidades concedentes de estágio: (81) 3131-6000
Instituições de ensino: (81) 3131-6000

Clique para enviar sua dúvida, sugestão ou crítica.


         

 

Centro de Integração Empresa-Escola de Pernambuco - Todos os direitos reservados
CNPJ: 10.998.292/0001-57