Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco
 
Clique aqui se você é estudante e deseja estagiar


Clique aqui se você é uma Unidade Concedente de Estágio
Clique aqui se você é uma Instituição de Ensino

 
 
Página Inicial Voltar Mapa de imagens. Clique em cada um dos círculos.
Notícias

ARTIGO - O que você quer ser quando crescer?
  30/10/2013

Eudes Fonseca*

 
Para muitas crianças essa pergunta não faz sentido, pois não se encontram no direito de esperar crescer para escolher o que fazer. 

Qual criança nunca pediu de presente um carro para brincar ou um caminhão para montar, ou até uma boneca para cuidar? Para elas existe um caminhão ou uma boneca, sim, mas o caminhão é para que eles encham de pedras pesadas que lhes custem horas de trabalho num calor desumano, debaixo de um sol intenso, trabalho esse listado como uma das piores formas de trabalho infantil no Brasil. E a boneca? Sim ela existe! Mas é personificada no filho (a) da dona da casa onde trabalham, quando muitas vezes nessa mesma casa onde trabalham, também são protagonistas de cenas de abusos e violência doméstica, pois suas famílias longe dali muitas vezes nem imaginam o que sua filha, tida como empregada tem vivido, o que as deixam ainda mais vulneráveis a vários tipos de exploração.

Infelizmente ainda existe um pensamento de alguns que é melhor uma criança estar no trabalho infantil que estar nas ruas roubando, como se a elas não fosse dada outra possibilidade, outro destino. Ao passo que a entrada precoce no mercado de trabalho reduz muito as possibilidades de uma renda futura digna quando for adulta. Então, uma criança ou adolescente que entra no mercado de trabalho de forma irregular, sem ter ao menos o ensino básico, terá muito menos condições de ter um trabalho adequado no futuro.
 
A escola é a única forma de quebrarmos o círculo vicioso da pobreza e não o trabalho, porque quanto mais anos de estudo a criança tem, melhor será o salário dela futuramente. 

Mas, como ter ânimo para ir à escola no fim de um dia, que muitas vezes, começou antes das 04 horas da manhã? Como conseguir manter-se concentrado no conteúdo trazido pela professora se o corpo cansado pede cama? Restam então para esses trabalhadores mirins, a repetência e o baixo desempenho escolar. 

Porém... Ainda há esperança para esses infantes. Aqui em Pernambuco existe um grupo de trabalho denominado Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco (Fepetipe). Um grupo de entidades parceiras a fim de promover ações que fomentem a prevenção e erradicação do trabalho infantil em PE. Também através de uma parceria entre o CIEE, Escola Dom Bosco de Artes e Ofícios e SRT temos inseridos jovens que foram encontrados em situação de trabalho infantil.
 
*Psicólogo do CIEE Pernambuco



Nossas Unidades

Atualmente, está instalado no Recife, Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Ipojuca, Olinda, Paulista, Limoeiro e Serra Talhada.

Clique aqui para saber mais informações sobre nossas unidades e horários de atendimento.

Fale com o CIEE-PE

Estudantes: (81) 3131-6100
Unidades concedentes de estágio: (81) 3131-6000
Instituições de ensino: (81) 3131-6000

Clique para enviar sua dúvida, sugestão ou crítica.


         

 

Centro de Integração Empresa-Escola de Pernambuco - Todos os direitos reservados
CNPJ: 10.998.292/0001-57