Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco
 
Clique aqui se você é estudante e deseja estagiar


Clique aqui se você é uma Unidade Concedente de Estágio
Clique aqui se você é uma Instituição de Ensino

 
 
Página Inicial Voltar Mapa de imagens. Clique em cada um dos círculos.
Notícias

CIEE no Dia Internacional da Juventude
  30/10/2013



O CIEE-PE marcou presença no primeiro evento do Fórum de Aprendizagem de Pernambuco (Forap), em comemoração ao Dia Interna­cio­nal da Juventude, que foi realizado no Parque 13 de Maio, no Centro do Re­cife.


A data, celebrada em 12 de agosto foi marcada por um grande evento promovido pelo Fórum, da qual o CIEE- PE é integrante e reuniu cerca de mil jovens aprendizes, entidades formadoras e integrantes do Fórum.

A programação contou com aula de ginástica, apresentação de grupos de música e de dança, palestras sobre o mercado de trabalho, álcool, drogas e educação para o trânsito, além de orientações sobre programas de aprendizagem e a emissão de documentos.

Uma das palestras foi ministrada pelo psicólogo do CIEE-PE, Eudes Fonseca, que falou sobre o mercado de trabalho e trabalho infantil.
 
“Tive a satisfação em participar do evento comemorativo ao dia Interna­cio­nal da Juventude realizado no Parque Treze de Maio, promovido pela SRT em parceria com o CIEE Pernambuco e outras instituições e fiquei muito fe­liz em perceber os efeitos de nosso trabalho, para inclusão de jovens no mercado, através do Programa de Aprendizagem” disse, Eudes.

À tarde foi realizada exposição de fotos, cartazes e vídeos, na Superin­ten­dência do Trabalho em Pernambuco (SRTE/PE), no bairro de Santo Amaro.

De acordo com a coordenadora do Forap, e representante da (SRTE/PE), a Auditora Fis­cal do Tra­ba­lho, Inês Sa­bino, a ideia do evento é di­vulgar o tema da Apren­dizagem Pro­fis­sio­nal, apresentando ao público em geral as entidades que oferecem programas de aprendizagem no nosso estado.

Fórum - O Forap iniciou suas atividades em agosto de 2011 e tem por finalidade estimular e promover o crescimento da Aprendizagem Profissional no estado de Pernambucano. Participam do Fórum instituições públicas e privadas, empresas, sindicatos e entidades formadoras e organizações sociais.

Com base no Cadastro Geral de Emprego e Desem­prego do MTE (Caged), em 2010, Pernambuco contava com 2.581 aprendizes contratados, em 2011 e 2012, esse número subiu para 3.994 e 7.128, respectivamente e até maio deste ano, o Estado contava com cerca de 7.600 jovens matriculados em programas de aprendizagem, um aumento de quase de 200%.

No entanto, em relação ao total de vagas de aprendizagem em Pernambuco – que é de 44 mil – os aprendizes existentes representam menos de 20% do potencial, o que demonstra a necessidade de incremento na inclusão dos jovens como aprendizes nas empresas.

Legislação - De acordo com o art. 429 da Con­so­lidação das Leis do Tra­ba­lho (CLT), as empresas de qualquer natureza são obrigadas a contratar e matricular em programas de apren­dizagem profissional jovens entre 14 e 24 anos, ou pessoas com deficiência de qualquer idade, em número equivalente a cinco por cento, no mínimo, e quinze por cento, no máximo, dos trabalhadores existentes em cada estabelecimento, cujas funções demandem formação profissional. Para as micro e pequenas empresas a contratação é facultativa, observado o limite máximo de quinze por cento.



Nossas Unidades

Atualmente, está instalado no Recife, Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Ipojuca, Olinda, Paulista, Limoeiro e Serra Talhada.

Clique aqui para saber mais informações sobre nossas unidades e horários de atendimento.

Fale com o CIEE-PE

Estudantes: (81) 3131-6100
Unidades concedentes de estágio: (81) 3131-6000
Instituições de ensino: (81) 3131-6000

Clique para enviar sua dúvida, sugestão ou crítica.


         

 

Centro de Integração Empresa-Escola de Pernambuco - Todos os direitos reservados
CNPJ: 10.998.292/0001-57