Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco
 
Clique aqui se você é estudante e deseja estagiar


Clique aqui se você é uma Unidade Concedente de Estágio
Clique aqui se você é uma Instituição de Ensino

 
 
Página Inicial Voltar Mapa de imagens. Clique em cada um dos círculos.
Notícias

Curso de Libras movimenta Cendecom
  05/05/2014



Um sonho antigo e que voltou a ser executado no Centro de Desenvolvimento de Competências (Cendecom). Através do Programa de Qualificação Gratuita (PQG), o Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco (CIEE-PE) voltou a ministrar um curso sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), gratuito e aberto ao público externo.

 
Atualmente o CIEE possui turmas formadas por aprendizes com deficiência, dentre elas, a deficiência auditiva. Com o apoio do professor educador do Programa de Aprendizagem Leonardo Ramos, que também é intérprete de Libras, o Cendecom voltou a receber um curso sobre o tema, que será realizado em três encontros. 
 
Segundo a coordenadora de Projetos Sociais do CIEE Pernambuco, Telma Muniz foi através dessa experiência com os Aprendizes que surgiu a vontade de ministrar o curso. “Queríamos oferecer aos participantes um conhecimento básico acerca da Língua, no intuito de favorecer o entendimento e a comunicação dos mesmos junto às pessoas que possuem deficiência auditiva”, explica Telma.
 
O primeiro destes encontros foi realizado na última segunda-feira (28) e contou com a participação de 17 alunos. Ao todo, 60 vagas foram disponibilizadas.
 
“O curso pra mim foi e tem sido de uma gratificação enorme, pois consegui trazer tópicos para a vivencia dos ouvintes que participaram, de modo a incutir nos mesmos, a realidade que vivenciamos muito embora ainda desconhecida, que é a cultura surda, além de sinais básicos para a comunicação de ambos”, afirmou o educador Leonardo Ramos, que está ministrando as aulas. 
 
Para Leonardo, o curso também pode ser um diferencial no currículo dos participantes. “Minha expectativa para o curso de qualificação profissional de Libras é que mais pessoas se inscrevam e participem de modo a se tornarem diferenciais num mundo tão competitivo” completou.
 
A estudante de Serviço Social Ana Cristina participa da aula e acredita que o curso ajudará no futuro, e elogia a ação. “O curso ajuda no desenvolvimento do meu estágio, que é direcionado ao atendimento de pessoas com deficiência, facilitando na captação e no encaminhamento destas pessoas para o mundo trabalho. O professor domina totalmente o assunto e é muito divertido”, disse.
 
Já o estudante e Psicologia Luiz Carlos o curso é uma maneira de se sentir incluído “a esse mundo tão particular que é o da comunidade dos surdos e, além do mais, não podemos fazer de conta que essas pessoas são incomunicáveis.”, disse. 
 
“O curso é excelente, tanto no que diz respeito à didática utilizada quanto à energia positiva dos participantes”, finalizou Luiz Carlos.



Nossas Unidades

Atualmente, está instalado no Recife, Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Ipojuca, Olinda, Paulista, Limoeiro, Serra Talhada, Salgueiro e Gravatá.

Clique aqui para saber mais informações sobre nossas unidades e horários de atendimento.

Fale com o CIEE-PE

Estudantes: (81) 3131-6100
Unidades concedentes de estágio: (81) 3131-6000
Instituições de ensino: (81) 3131-6000

Clique para enviar sua dúvida, sugestão ou crítica.


             

 

Centro de Integração Empresa-Escola de Pernambuco - Todos os direitos reservados
CNPJ: 10.998.292/0001-57