Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco
 
Clique aqui se você é estudante e deseja estagiar


Clique aqui se você é uma Unidade Concedente de Estágio
Clique aqui se você é uma Instituição de Ensino

 
 
Página Inicial Voltar Mapa de imagens. Clique em cada um dos círculos.
Notícias

Aprendizes comemoram dia do Jovem Trabalhador
  27/04/2015



Cerca de 300 aprendizes do Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco (CIEE-PE) se reuniram na manhã do último dia 24, no Parque 13 de Maio, para comemorar o Dia Internacional do Jovem Trabalhador. De lá, seguiram em caminhada para dar um abraço simbólico no Rio Capibaribe.


Os jovens do CIEE Pernambuco se juntam a outros 700 aprendizes, de outras instituições qualificadoras, no evento chamado Abraça Capibaribe.


O evento Abraça Capibaribe é promovido pelo Fórum Pernambucano de Aprendizagem Profissional (Forap), que congrega 47 instituições qualificadoras e trabalham com a inserção do jovem no mundo do trabalho, através da aprendizagem profissional.


De acordo com a gerente operacional do CIEE Pernambuco, que também faz parte do Forap, Ana Patrícia Gomes, a ação de abraçar o Capibaribe está ligada aos temas cidadania e meio ambiente. “Esses são alguns dos temas abordados em sala, nas aulas de qualificação que os aprendizes aprendem e que envolve a parte teórica do programa.


No CIEE Pernambuco, os jovens fazem parte do Programa Aprendiz Legal, executado com exclusividade pela instituição no Estado, e que está presente em todo o Brasil.


Forap
- O Forap não possui personalidade jurídica própria, constituindo-se como um espaço de articulação social de entidades governamentais e não-governamentais, públicas e privadas, assim como, organizações sociais, e tem por finalidade desenvolver, apoiar e propor ações voltadas para a inclusão digna e segura de jovens como aprendizes em Pernambuco, em especial aqueles encontrados em situação irregular de trabalho infantil, bem como aqueles em situação de vulnerabilidade.

Campanha
- A partir desta sexta-feira (24), o movimento “Legalize Aprendiz” será amplamente divulgado, por meio de uma campanha, em TVs, jornais, revistas, rádios, Internet e redes sociais, para ampliar o conhecimento e exigir o cumprimento da Lei Nº 10.097, que determina que empresas de médio e grande porte contratem jovens como aprendizes.

A campanha tem estética e linguagem inspiradas no público jovem, e um rap criado para o próprio movimento e cantado pelo rapper MC Mãe: “A Lei da Aprendizagem tá aí pra ser cumprida. Muita gente só precisa de uma chance na vida.  Se você é empresário pode ser nosso parceiro. Ensinando seu trabalho ajudando um brasileiro. A Lei da Aprendizagem é o que a gente sempre quis. É legal pra sua empresa, é legal para o país. Legalize!”


“O movimento “Legalize Aprendiz” foi criado para que todos saibam como e por que aderir à Lei da Aprendizagem, e estimular seu cumprimento, pois ela proporciona ao jovem melhor desenvolvimento, qualificação e inserção no mundo do trabalho, trazendo benefícios não só para o jovem, mas para o Brasil. Mais do que uma obrigação, a Lei de Aprendizagem é um instrumento de transformação. Além disso, o programa ajuda a descobrir e formar novos talentos para as empresas”, explica Marcelo Bentes, coordenador institucional do programa de aprendizagem Aprendiz Legal.



Nossas Unidades

Atualmente, está instalado no Recife, Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Ipojuca, Olinda, Paulista, Limoeiro e Serra Talhada.

Clique aqui para saber mais informações sobre nossas unidades e horários de atendimento.

Fale com o CIEE-PE

Estudantes: (81) 3131-6100
Unidades concedentes de estágio: (81) 3131-6000
Instituições de ensino: (81) 3131-6000

Clique para enviar sua dúvida, sugestão ou crítica.


         

 

Centro de Integração Empresa-Escola de Pernambuco - Todos os direitos reservados
CNPJ: 10.998.292/0001-57