Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco
 
Clique aqui se você é estudante e deseja estagiar


Clique aqui se você é uma Unidade Concedente de Estágio
Clique aqui se você é uma Instituição de Ensino

 
 
Página Inicial Voltar Mapa de imagens. Clique em cada um dos círculos.
Notícias

Colaboradores do CIEE participam de mostra de psicologia
  04/05/2015

DA ESQUERDA PARA A DIREITA: Isabel e Clécio
 

DA ESQUERDA PARA A DIREITA: Tereza, Anele, Leonardo e Luiz Carlos


Os colaboradores do CIEE Pernambuco, Anele Lima, Isabel Cristina, José Clécio e Leonardo Ramos apresentaram esta semana trabalhos na 3ª Mostra de trabalhos em Psicologia, Ciência e Profissão realizada na Faculdade de Ciências Humanas (Esuda).

A estagiária da Assessoria de Recursos Humanos do CIEE-PE, Isabel Santana (oitavo período) e o analista de acompanhamento do Programa Aprendiz legal, José Clécio (terceiro período), apresentaram o tema “A cultura e os rituais de lidar com a morte”.
 
“Eventos acadêmicos são importantes para que o aluno inicie seu contato com o mundo profissional, para mim é muito importante, pois saímos do lugar de ouvintes (aprendizado teórico) para o lugar da criação (tendo como base as teorias), formulando questionamentos, reflexões e refinando nossa capacidade crítica”, explicou Isabel Santana.

Para ela, são nessas ocasiões onde há uma colaboração para a autonomia do aluno, pois são geralmente suas ideias e anseios, que serão fundamentados, baseados em referenciais teóricos. “Além disso temos a oportunidade de conhecer outras pessoas, de outros períodos, que trazem suas ideias, novos pensamentos, que enriquecem nosso aprendizado, é uma troca muito válida”, completou.

Já a assistente do programa Aprendiz legal e o intérprete de Libras do mesmo programa, Anele Lima (nono período) e Leonardo Ramos (primeiro período), apresentaram o tema “A Língua Brasileira de Sinais como método interventivo para a promoção do acolhimento ao indivíduo surdo no contexto psicoterápico”.

Para Leonardo, mais do que o sentimento do dever cumprido, há uma reflexão na apresentação do seu tema, trazendo à tona a sensibilização e provocação para uma mudança na sociedade. “Trouxemos uma reflexão para a sociedade, em especial aos psicólogos, sobre a relevância do uso da Libras na terapia entre paciente surdo e psicoterapeuta (Psicólogo), para um acesso mais pleno, acolhedor e mais abrangente. Uma temática pouco difundida, mas de valor significativo para a sociedade, sobretudo para os profissionais de uma forma geral”, disse.

Anele Lima, que já foi da Assessoria de Recursos e hoje desenvolve suas atividades no programa Aprendiz Legal, vê na troca de conhecimentos, a grande oportunidade gerada pelos encontros.
 
“Discutir a questão do acolhimento do sujeito surdo no contexto psicoterápico nos fez refletir também sobre a necessidade de uma maior apropriação da Lingua Brasileira de Sinais (LIBRAS) não só por parte dos estudantes e profissionais da psicologia, mas da sociedade como um todo. Acho que "sensibilização" foi a palavra chave desse nosso momento”, afirmou Anele Lima.

A apresentação foi prestigiada pelos colaboradores do CIEE, Luiz Carlos dos Santos (terceiro período) e Tereza Cristina (oitavo período), que também cursam psicologia e trabalham no programa Aprendiz Legal.



Nossas Unidades

Atualmente, está instalado no Recife, Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Ipojuca, Olinda, Paulista, Limoeiro e Serra Talhada.

Clique aqui para saber mais informações sobre nossas unidades e horários de atendimento.

Fale com o CIEE-PE

Estudantes: (81) 3131-6100
Unidades concedentes de estágio: (81) 3131-6000
Instituições de ensino: (81) 3131-6000

Clique para enviar sua dúvida, sugestão ou crítica.


         

 

Centro de Integração Empresa-Escola de Pernambuco - Todos os direitos reservados
CNPJ: 10.998.292/0001-57