Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco
 
Clique aqui se você é estudante e deseja estagiar


Clique aqui se você é uma Unidade Concedente de Estágio
Clique aqui se você é uma Instituição de Ensino

 
 
Página Inicial Voltar Mapa de imagens. Clique em cada um dos círculos.
Notícias

CIEE participa do “Dia D”, que promove inclusão de pessoas com deficiência e reabilitadas no mercado de trabalho
  22/09/2015

O Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco (CIEE-PE) participará, no próximo dia 25 de setembro da segunda edição do DIA D – Dia de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Reabilitada da Previdência Social no Mercado de Trabalho. O evento é uma parceria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco (SRTE-PE) e das Agências do Trabalho do Governo do Estado de Pernambuco, Prefeituras do Recife e Jaboatão dos Guararapes.

A iniciativa visa reunir em um mesmo espaço as empresas que devem cumprir as cotas de inclusão e os cidadãos com deficiência e/ou reabilitados que pretendem se inserir no mercado de trabalho formal. O evento vai ocorrer em todo país nesta mesma data e pretende disseminar ações para que a inclusão seja uma prática regular. 

A principal estratégia do Dia D é dedicar um dia inteiro de atendimento exclusivo para a inclusão da pessoa com deficiência e/ou reabilitada da Previdência Social no mercado formal de trabalho, reunindo no mesmo espaço as empresas que vão disponibilizar as vagas e os trabalhadores candidatos a uma oportunidade de emprego.

Em Pernambuco, a Auditoria Fiscal do Trabalho oficiará aproximadamente 80 empresas de vários ramos, como por exemplo, indústrias automobilísticas, de alimentos, de bebidas,  supermercados, hospitais, transporte de cargas e de passageiros, prestadoras de serviços, comércio atacadista e varejista, entre outros, para que estejam presentes no DIA D nas agências do Sine do Recife (Rua da Aurora e Avenida Rio Branco) e de Jaboatão dos Guararapes (Praça Dantas Barreto, s/n).

Estima-se a oferta de mais de 1.000 vagas exclusivas para pessoas com deficiência e reabilitadas da Previdência Social. Haverá também cadastramento e oportunidades de aprendizagem profissional, com profissionais do CIEE Pernambuco e SENAI.

Será disponibilizado no dia do evento, a emissão da CTPS manual ou informatizada, e contará com a presença de médicos e outros profissionais de saúde para elaboração de laudos caracterizadores de deficiência.  Os candidatos que não possuam laudo caracterizador deverão levar exames complementares, a exemplo de audiometria (def.auditiva), exames oftalmológicos (visual), exames psicológicos e psiquiátricos (deficiências intelectual e mental) e documentos necessários para emissão de CTPS,  caso não a possua. Por sua vez, os reabilitados da Previdência Social deverão trazer o respectivo Certificado de Reabilitação.

O coordenador do Projeto de Fiscalização de Inclusão da Pessoa com Deficiência no mercado do trabalho da SRTE/PE, Auditor do Trabalho Fernando Sampaio, lembra que, mesmo sendo uma obrigação legal, muitas empresas ainda resistem em cumprir a cota, sofrendo autuações por parte da fiscalização. “Na maioria dos casos a resistência é por conta da discriminação e do desconhecimento das potencialidades das pessoas com deficiência”, frisou. Há uma visão assistencialista inadequada de que se está contratando a deficiência e não o profissional.

Participam do Dia D, o Ministério do Trabalho e Emprego, as Agências do Trabalho (Governo do Estado de Pernambuco- SEMPETQ, Prefeitura da Cidade do Recife e Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes); Divisão de Pessoas com Deficiência (Prefeitura do Recife), Centro de integração Empresa Escola de Pernambuco (CIEE-PE), SENAI, Conselhos de Pessoas com Deficiência (CONED- Estadual e COMUD- Municipais do Recife e Jaboatão e a Superintendência Estadual dos Direitos da Pessoas com Deficiência- SEAD.
 

Com informações da SRTE/PE



Nossas Unidades

Atualmente, está instalado no Recife, Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Ipojuca, Olinda, Paulista, Limoeiro e Serra Talhada.

Clique aqui para saber mais informações sobre nossas unidades e horários de atendimento.

Fale com o CIEE-PE

Estudantes: (81) 3131-6100
Unidades concedentes de estágio: (81) 3131-6000
Instituições de ensino: (81) 3131-6000

Clique para enviar sua dúvida, sugestão ou crítica.


         

 

Centro de Integração Empresa-Escola de Pernambuco - Todos os direitos reservados
CNPJ: 10.998.292/0001-57