Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco
 
Clique aqui se você é estudante e deseja estagiar


Clique aqui se você é uma Unidade Concedente de Estágio
Clique aqui se você é uma Instituição de Ensino

 
 
Página Inicial Voltar Mapa de imagens. Clique em cada um dos círculos.
Notícias

Processo seletivo exige equilíbrio entre competências
  18/02/2016

Analistas da Assessoria de RH do CIEE Pernambuco dão a dica: em qualquer processo seletivo é importante que haja um equilíbrio entre as competências técnicas e comportamentais.

Para começar a concorrer a vagas de estágio o jovem deve ter um cadastro no site do CIEE Pernambuco. A partir daí o sistema é informatizado e faz automaticamente o ‘casamento’ entre o perfil do jovem e o da vaga. O CIEE-PE também  oferece um serviço diferenciado de recrutamento e seleção, mais específico, que inclui entrevista por competência, testes psicológicos, dinâmica de grupo e provas, quando contratado pelas empresas.

“É importante lembrar que no processo seletivo para estágio não é cobrada a experiência do candidato, já que o estágio é a ferramenta para que ele adquira a ‘bagagem’ no mercado de trabalho”, afirma a analista de RH do CIEE-PE, Patricia Fernanda Santos.

Patrícia diz que no processo seletivo são levadas em consideração competências técnicas e comportamentais, mas que o fundamental é que exista um equilíbrio entre as duas.

“As duas são importantes. Na seleção para estágio não é cobrado tanto o conhecimento técnico, dando ênfase ao aspecto comportamental, já que é no programa de estágio onde o estudante aprimora o a teoria dada em sala de aula, exercendo a prática, dentro ambiente de trabalho. É nela (prática) que se desenvolve o conhecimento técnico”, completa Patrícia Santos.

Um levantamento feito pela equipe de Rh do CIEE-PE, com base nas últimas seleções realizadas apontou que das competências técnicas o programa Excel e ‘escrever bem’ foram os mais requisitados pela empresa. No campo comportamental, relacionamento interpessoal, proatividade e comprometimento estão na lista.

“Esse levantamento é com base nas últimas seleções executadas, já que nem toda vaga, por exemplo, exigirá conhecimento em Excel”, explica a assistente de RH do CIEE-PE, Rafaella Albuquerque. “Mas, todas elas exigem do candidato competências comportamentais”, completa.

Uma parte importante da seleção é a apresentação do currículo, que geralmente é enviado antes do encontro com os selecionadores.

Das dicas importantes passadas pela equipe de selecionadores do CIEE-PE podemos citar ‘se manter bem informado’. Que quer dizer que, o candidato deve ‘estudar’ sobre a empresa para qual está participando do processo e que o fundamental é sempre o equilíbrio entre as competências.

“Não adianta ter um bom currículo e na hora da seleção não se sair bem”, afirma Patrícia Santos.

E na dinâmica de grupo, o que fazer? “Não existe fórmula para se sair bem nas dinâmicas de grupo. É importante que os candidatos tenham atenção nas orientações passadas pelo selecionador, no momento da apresentação da dinâmica. Apenas o selecionador sabe o que vai ser avaliado nos candidatos no momento da execução das atividades”, finalizou Rafaella Albuquerque.

Recrutamento e Seleção: No ano passado, a Assessoria de Recursos Humanos do CIEE Pernambuco (AsseRH) fez 47 processos seletivos, através do serviço de seleção e recrutamento.

“Foram tralhadas 60 vagas de estágio nesses processos. Também realizamos grandes seleções para a Advocacia Geral da União (AGU), Funenseg e Defensoria Pública da União (DPU)”, afirma a analista de RH do CIEE-PE, Patricia Santos.



Nossas Unidades

Atualmente, está instalado no Recife, Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Cabo de Santo Agostinho e Serra Talhada.

Clique aqui para saber mais informações sobre nossas unidades e horários de atendimento.

Fale com o CIEE-PE

Estudantes: (81) 3131-6100
Unidades concedentes de estágio: (81) 3131-6000
Instituições de ensino: (81) 3131-6000

Clique para enviar sua dúvida, sugestão ou crítica.


         

 

Centro de Integração Empresa-Escola de Pernambuco - Todos os direitos reservados
CNPJ: 10.998.292/0001-57