Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco
 
Clique aqui se você é estudante e deseja estagiar


Clique aqui se você é uma Unidade Concedente de Estágio
Clique aqui se você é uma Instituição de Ensino

 
 
Página Inicial Voltar Mapa de imagens. Clique em cada um dos círculos.
Notícias

Aprendizes se reúnem para comemorar dia do jovem trabalhador
  05/05/2016





Os aprendizes vinculados ao programa Aprendiz Legal comemoraram o dia do jovem trabalhador com uma série de atividades batizada de “Semana do Aprendiz”. As atividades foram realizadas com aprendizes da RMR e do interior.
 
De acordo com a analista de acompanhamento pedagógico, Fabiana Novelino a proposta foi de trabalhar o jovem como protagonista de sua história. “Nossa ideia foi valorizar o protagonismo dos nossos jovens, planejamos uma ação pedagógica e criativa através do tema Cinema”.
 
De acordo com Fabiana, alguns educadores ficaram responsáveis pela elaboração do projeto, criação do cronograma de turmas e a distribuição em salas (aulas, filmes e turmas inclusivas), ornamentação do espaço e disponibilização do recurso visual.
 
O trabalho foi dividido em duas etapas. Na primeira foram elaborados cartazes (um por turma), e que fosse escolhido um representante que tivesse uma história inspiradora, mostrando, por meio de desenho, o impacto positivo de sua experiência como jovem trabalhador. 
 
Na segunda etapa, os cartazes foram expostos no Espaço Aprendiz. “Essa exposição dos cartazes dava a ideia de que os aprendizes estavam em clima de cinema e que as suas histórias estavam “em cartaz” no CIEE”, explicou Fabiana Novelino. 
 
O ponto alto das atividades foi a exibição do filme “Sociedade dos Poetas Mortos”, escolhido pelos aprendizes através de uma enquete na Fanpage do Aprendiz Legal Pernambuco.
 
Depois da exibição do filme, os educadores que estavam no comando da ação fizeram um momento de reflexão sobre a abordagem da película, a fim de que os aprendizes trouxessem as suas percepções e observações sobre o filme e a relação com o mundo do trabalho. 
 
Vitória - Em Vitória de Santo Antão os jovens comemoram a Semana do Aprendiz de maneira “responsável”, vamos assim dizer.  
 
Com o foco no trabalho social e filantrópico as turmas se organizaram e visitaram a asilos e a uma casa de acolhimento de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. 
 
“Todo o planejamento foi realizado pelos próprios jovens, que se empenharam e dedicaram ao projeto que foi supervisionado por mim. O trabalho se desenvolveu sempre no final de cada aula e há algumas semanas”, explicou o instrutor do programa Aprendiz Legal em Vitória, José Willington.
Para os asilos, os aprendizes se organizaram e arrecadaram fraldas geriátricas e alimentos e fizeram uma apresentação teatral e de música. Para as crianças e jovens, brinquedos e roupas, além de uma recreação educativa para os menores e uma apresentação sobre o programa Aprendiz Legal para os jovens. 
 
“Foi a maior experiência da minha vida”, relatou a aprendiz do curso Ocupações Administrativas, de Vitória, Anyelle Thalyta das Chagas Rodrigues. 
 
“Quanto as atividades desenvolvidas nos asilos, foi muito gratificante tanto para os idosos quanto para os jovens que contribuíram com muita solidariedade para a vida deles e foi assim que os aprendizes aprenderam uma grande lição, de enxergar o mundo a partir do próximo e mudar de vida”, finalizou José Willington.



Nossas Unidades

Atualmente, está instalado no Recife, Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Cabo de Santo Agostinho e Serra Talhada.

Clique aqui para saber mais informações sobre nossas unidades e horários de atendimento.

Fale com o CIEE-PE

Estudantes: (81) 3131-6100
Unidades concedentes de estágio: (81) 3131-6000
Instituições de ensino: (81) 3131-6000

Clique para enviar sua dúvida, sugestão ou crítica.


         

 

Centro de Integração Empresa-Escola de Pernambuco - Todos os direitos reservados
CNPJ: 10.998.292/0001-57