Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco
 
Clique aqui se você é estudante e deseja estagiar


Clique aqui se você é uma Unidade Concedente de Estágio
Clique aqui se você é uma Instituição de Ensino

 
 
Página Inicial Voltar Mapa de imagens. Clique em cada um dos círculos.
Notícias

ARTIGO - Fonte inesgotável
  26/07/2016

Luiz Gonzaga Bertelli*

As férias de meio de ano costumam ser um momento apropriado para o estudante que procura estágio. Isso porque nesse período há um aumento de oportunidades, devido aos contratos que vencem e não podem ser renovados, pela formatura dos estudantes ou pela sua efetivação. O CIEE estima a abertura de 47 mil vagas de estágio em todo o Brasil, de julho até setembro, para praticamente todos os cursos. Dessas oportunidades, 22 mil são para o Estado de São Paulo.
 
Com a crise econômica e as taxas recrudescentes de emprego, que vitimam principalmente os jovens sem experiência, o estágio surge como uma oportunidade ímpar de formação e capacitação da juventude para o mercado de trabalho. Também age como fonte de renda para que eles possam custear os próprios estudos e auxiliar nas despesas familiares.
 
Durante o estágio, os estudantes conhecem com detalhes a nova profissão e vão lidar com colaboradores experientes, aprendendo os segredos da carreira. Podem ainda entender o funcionamento do mercado em áreas específicas, conhecer a concorrência, entender o funcionamento do mundo corporativo e analisar sua verdadeira vocação. É um momento propício também para colocar em prática as teorias absorvidas na universidade, contribuindo com novas ideias e oxigenando o ambiente empresarial.
 
Para as empresas, os benefícios também são enormes. Pelo estágio, as organizações podem formar mão de obra qualificada, dentro de sua cultura e necessidades. Por
 
entender a importância dessa modalidade de capacitação, o governo incentiva as empresas aderirem, isentando a atividade de encargos trabalhistas. Assim, investir em estagiários traz retorno garantido. Por isso, as taxas de efetivação dos estudantes seguem em um patamar alto, em torno de 65% dos casos.
 
O estágio é, portanto, um catalisador para a inserção de jovens no mercado de trabalho. Quem não for efetivado por falta de possibilidades na empresa, ganhará um currículo reforçado com as experiências práticas na profissão, facilitando a entrada, em futuros processos seletivos. A capacitação prática é, portanto, uma fonte inesgotável de cidadania.
 
Para concorrer às vagas de estágio, os candidatos precisam ter 16 anos ou mais e estar matriculado nos ensinos médio, técnico, tecnológico e superior, se cadastrar gratuitamente no site do CIEE (www.ciee.org.br) ou comparecer em uma das 350 unidades ou postos de atendimento no país.
 
*Presidente do Conselho de Administração do CIEE, do Conselho Diretor do CIEE Nacional e da Academia Paulista de História (APH).

 



Nossas Unidades

Atualmente, está instalado no Recife, Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Cabo de Santo Agostinho e Serra Talhada.

Clique aqui para saber mais informações sobre nossas unidades e horários de atendimento.

Fale com o CIEE-PE

Estudantes: (81) 3131-6100
Unidades concedentes de estágio: (81) 3131-6000
Instituições de ensino: (81) 3131-6000

Clique para enviar sua dúvida, sugestão ou crítica.


         

 

Centro de Integração Empresa-Escola de Pernambuco - Todos os direitos reservados
CNPJ: 10.998.292/0001-57