Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco
 
Clique aqui se você é estudante e deseja estagiar


Clique aqui se você é uma Unidade Concedente de Estágio
Clique aqui se você é uma Instituição de Ensino

 
 
Página Inicial Voltar Mapa de imagens. Clique em cada um dos círculos.
Notícias

CIEE alerta para prática abusiva
  24/04/2017

O CIEE Pernambuco aproveita o Dia Internacional do Jovem Trabalhador, comemorado em 24 de abril, para orientar a jovens e familiares sobre empresas que estão oferecendo cursos de aprendizagem mediante pagamento do estudante. Aprendizagem não é paga. O alerta é dado pelo Fórum Pernambucano de Aprendizagem Profissional (Forap), do qual o CIEE é membro efetivo.

Para alertar a população sobre essa prática de má-fé, o Forap produziu e distribuiu cartazes com informações sobre o caso. “A aprendizagem não gera nenhum ônus para o jovem, ou seja, é totalmente gratuita. Algumas empresas que oferecem cursos, tais como computação, administração, etc, vêm realizando falsas propagandas de ofertas de vagas para aprendizes, para que os jovens se inscrevam em seus cursos. Exigem que os jovens compareçam a “palestras”, acompanhados de seus responsáveis e lá, informam que as empresas necessitam dos jovens, mas os mesmos não possuem a qualificação adequada, a qual será fornecida por suas empresas, mediante a contratação de seus respectivos cursos”, informam cartazes distribuídos pelo Forap.

Forap - O Fórum Pernambucano da Aprendizagem Profissional, constitui-se como um espaço de articulação social de entidades governamentais e não governamentais e privadas, assim como, organizações sociais e empresas. Tem por finalidade desenvolver, apoiar e propor ações voltadas para a inclusão digna e segura de jovens como aprendizes em Pernambuco, em especial aqueles encontrados em situação irregular de trabalho infantil, bem como aqueles em situação de vulnerabilidade.

Em Pernambuco existe uma média de 30 mil vagas para aprendizes, mas apenas cerca de 12 mil preenchidas. Compete à Auditoria Fiscal do Trabalho exigir das empresas o cumprimento da cota de aprendizagem.



Nossas Unidades

Atualmente, está instalado no Recife, Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Ipojuca, Olinda, Paulista, Limoeiro e Serra Talhada.

Clique aqui para saber mais informações sobre nossas unidades e horários de atendimento.

Fale com o CIEE-PE

Estudantes: (81) 3131-6100
Unidades concedentes de estágio: (81) 3131-6000
Instituições de ensino: (81) 3131-6000

Clique para enviar sua dúvida, sugestão ou crítica.


         

 

Centro de Integração Empresa-Escola de Pernambuco - Todos os direitos reservados
CNPJ: 10.998.292/0001-57