Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco
 
Clique aqui se você é estudante e deseja estagiar


Clique aqui se você é uma Unidade Concedente de Estágio
Clique aqui se você é uma Instituição de Ensino

 
 
Página Inicial Voltar Mapa de imagens. Clique em cada um dos círculos.
Notícias

Feira da Aprendizagem é Oportunidade para Empresário
  08/08/2018

No próximo dia 10 de agosto será realizada a terceira edição da Feira da Aprendizagem Profissional. O encontro, cujo tema é o cumprimento alternativo da cota de aprendizagem, através do Decreto nº 8.740 de 04 de maio de 2016,

será realizado no Centro de Convenções, no Setor de Exposições B, das 8h às 16h.
 
A Feira é uma realização do Fórum Pernambucano de Aprendizagem Profissional (Forap) e tem como objetivo incentivar as empresas a contratarem aprendizes e promoverem a integração do jovem por meio da interação entre o mundo do trabalho/ empresas e as instituições formadoras.
 
 Ao todo, foram notificadas 100 empresas das áreas de construção civil, vigilância patrimonial, conservação e limpeza.
 
A Feira deste ano tem o formato de Fiscalização Coletiva, onde as empresas foram notificadas e deverão comparecer para receberem as orientações sobre o cumprimento alternativo de cotas de aprendizagem, segundo o Decreto nº 8.740/2016. Esse Decreto destina-se, especialmente, às empresas que têm dificuldade em cumprir a cota de aprendizagem seja pelas peculiaridades da atividade, seja pelos locais de trabalho que podem constituir embaraço às atividades práticas. Cada um dos palestrantes abordará uma forma alternativa de cumprimento da cota de aprendizagem. 
 
Na parte cultural, pela manhã, as empresas serão recepcionadas por integrantes da Orquestra Criança Cidadã de Ipojuca e à tarde, os jovens assistirão a uma apresentação de música e dança do grupo de hip hop Step Evolution.  
 
“A partir desta Feira, pretendemos diminuir, significativamente, o déficit de aprendizagem em nosso estado”, afirma a presidente do Fórum Pernambucano de Aprendizagem Profissional (Forap), Simone Brasil.
 
 Estarão presentes com seus estandes: Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco (CIEE-PE), Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil( Escola Dom Bosco); Rede Cidadã, AVSI, Rede Nacional de Aprendizagem Promoção Social e Integração (Renapsi), Associação Beneficente O Pequeno Nazareno, Espro, Secretaria de Desenvolvimento Social, juventude, política sobre drogas e direitos humanos (SDSJPDDH) da Prefeitura do Recife, Fundação Fé e Alegria, OAF, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).
 
A inscrição para o evento será via internet com número limitado de participantes.
 
A Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000) determina que as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários.
 
Aprendizes são jovens com idade entre 14 e 24 anos que serão capacitados na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática. O contrato de trabalho pode durar até dois anos. Os jovens têm a oportunidade de inclusão social com o primeiro emprego e de desenvolver competências para o mundo do trabalho, enquanto os empresários têm a oportunidade de contribuir para a formação dos futuros profissionais do país.
 
Hashtag – Quem estiver na III Feira da Aprendizagem Profissional de Pernambuco poderá compartilhar suas experiências no local através da #feiraaprendizpe.



Nossas Unidades

Atualmente, está instalado no Recife, Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Ipojuca, Olinda, Paulista, Limoeiro e Serra Talhada.

Clique aqui para saber mais informações sobre nossas unidades e horários de atendimento.

Fale com o CIEE-PE

Estudantes: (81) 3131-6100
Unidades concedentes de estágio: (81) 3131-6000
Instituições de ensino: (81) 3131-6000

Clique para enviar sua dúvida, sugestão ou crítica.


         

 

Centro de Integração Empresa-Escola de Pernambuco - Todos os direitos reservados
CNPJ: 10.998.292/0001-57